Smart elege Lisboa como Smart City

0

Lisboa foi a escolhida pela marca Smart para ser a nova Smart City. A iniciativa animará a capital com diversas ações de dinamização (nos níveis cultural, informativo e de entretenimento) que começam já em setembro e se estenderão também pelo ano de 2016. Recentemente a marca alemã revelou as primeiras imagens o novo Smart Fortwo Cabrio, que apresentará em Frankfurt.

Mundialmente, o crescimento das cidades ao nível populacional tem levado os governos a intervir cada vez mais nos centros urbanos. É um problema comum entre as grandes cidades e leva ao debate sobre o futuro dos centros urbanos a médio e longo prazo. A Smart, uma marca claramente urbana, identificou 21 cidades a nível mundial que poderão ser alvo do seu apoio para se tornarem numa Smart city.

E o que é uma Smart City? A marca alemã considera que seja uma cidade alegre para se viver e livre de congestionamentos, pretendendo com esta nomeação de Lisboa o objetivo de encontrar soluções viáveis que permitam aos seus habitantes continuar a viver tranquilamente, mantendo a mobilidade que é um dos aspetos mais importantes para o cidadão.

Prossegue ainda o conceito de Smart City com a enumeração de várias questões em que o construtor sente haver necessidade de intervenção, entre as quais o crescimento populacional das cidades que leva os governos a intervir nos centros urbanos, a elevada densidade de viaturas, ruas estreitas e sinuosas, estacionamento escasso e apertado, assim como uma crescente regulamentação ambiental que afeta os condutores de veículos mais antiquados.

Falamos, afinal, de características da capital portuguesa, mas também de outras cidades mundiais como Roma, Barcelona, Berlim, São Francisco, cidade do México ou Pequim, cidades com cariz histórico e com grande crescimento na área do turismo e demográfico.

Assim sendo, sob o mote, “a Smart ama Lisboa” (Smart loves Lisboa), a marca de Estugarda promete dinamizar Lisboa a partir de setembro, tentando mostrar a solução para os problemas rodoviários da cidade através de vários eventos de promoção. Serão assim organizados concertos, corridas de carrinhos de rolamentos, exposições e inéditas ações de comunicação.

Serão certamente discutidos temas como a mobilidade alternativa via veículo elétrico, car-sharing, economia de combustível, emissões baixas de poluição e acima de tudo facilidade em estacionar, pois são estes os estandartes da Smart.

Fonte: LusoMotores

Proteja o automóvel com tecnologia de localização por GPS esperta.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Leave A Reply