Tesla Model X, o novo SUV elétrico que é demasiado bom (com galeria)

0

Tem portas de gaivota e aspeto semelhante ao de um SUV, sendo capaz de transportar até sete passageiros, mas é completamente elétrico e vai dos 0 aos 100 tão depressa como um Porsche 911 Turbo. Eis o novo Tesla Model X…

De aspeto, o Tesla Model X é parecido com outras carrinhas SUV pelo mundo fora. A diferença é que é a primeira carrinha de luxo completamente elétrica, capaz de atingir velocidades de 250 quilómetros por hora e viajar mais de 400 quilómetros sem precisar de carregar a bateria. Mas o carro de luxo também vem com preço de luxo: custa 130 mil dólares (cerca de 115 mil euros) nos Estados Unidos.

O carro apresentado esta terça-feira tem sete lugares, portas que abrem verticalmente, e um pára-brisas panorâmico com “o maior painel de vidro alguma vez montado num carro”, explicou o diretor-executivo da empresa, Elon Musk, citado pela revista The Verge. “Ou pelo menos é o que nos dizem os fabricantes”.

O Model X é o carro mais avançado que a empresa de Elon Musk já produziu. Apesar de se tratar de uma carrinha tipo SUV, vai dos zero aos 100 quilómetros por hora tão rápido como um Porsche 911 Turbo: 3,2 segundos. Para o manter seguro, o carro tem ainda sistemas de condução automática e de travagem de segurança que são ativados por informação enviada por inúmeros sensores e câmaras.

“Nem estou certo de que alguém devesse produzir este carro, na verdade”, disse Elon Musk na conferência de imprensa em que apresentou o automóvel, na fábrica da Tesla em Fremont, Califórnia. “Quer dizer… Tem muito mais características do que seria necessário, na verdade, para vender um carro”.

O Model X demorou mais dois anos a ser apresentado do que aquilo que se previa, e possui inúmeras pequenas especificidades de engenharia que o tornam especial. Mas os carros da Tesla sempre foram “mais do que o necessário”. Como sublinha a revista Wired, a missão da Tesla é tornar os carros elétricos “não apenas fixes, mas desejáveis”. A Verge destaca que o carro, quando tem ligada a função Ludicrous Mode [Modo Absurdo], permite alcançar velocidades surpreendentes, especialmente para uma carrinha.

A empresa Tesla, dirigida pelo empresário Elon Musk, que também dirige a empresa aeroespacial Space X, tem como objetivo “acelerar a chegada dos transportes sustentáveis”, de acordo com o próprio diretor-executivo, que acrescentou que parte dessa viagem era mostrar que qualquer carro se pode tornar num carro elétrico – incluindo carros de luxo e carrinhas SUV.

A Tesla foi fundada em 2003 e o seu nome homenageia o inventor Nikola Tesla. Já produziu um carro desportivo totalmente elétrico, o Tesla Roadster, e o Model S. Espera-se que em 2017 a Tesla lance o seu Model 3, um carro elétrico “para o povo” que deverá custar cerca de 31 mil euros.

Fonte: Diário de Notícias | Fonte (imagens): Tesla

Proteja a sua frota automóvel com a localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Verdes

Leave A Reply