Airbags Takata com defeito motivam “recall” de 30.680 automóveis pelas representantes portuguesas da Honda, Toyota e Nissan

0

Se é dono de um automóvel da marca Honda e o adquiriu entre 2002 e 2008, então é possível que o seu carro se torne um dos 12.192 que estão a ser chamados às oficinas pela representante portuguesa da marca nipónica. A causa? Um defeito encontrado nos airbags Takata, fornecedora da Honda e de outras fabricantes. O mesmo problema já levou duas outras marcas – a Nissan e a Toyota – a fazer um recall semelhante.

A nível mundial a Honda contabiliza 3.220 milhões de veículos afetados.

A Honda Portugal vai chamar 12.192 veículos à oficina, fabricados entre 2002 e 2008, para reparar um defeito nos airbags produzidos pela empresa japonesa Takata. Este ‘recall’ acontece um dia após a Toyota e a Nissan terem feito um anúncio semelhante devido ao mesmo problema.

De acordo com o comunicado da Honda, “globalmente foram identificados 3.220 milhões de veículos dos quais 610 mil são comercializados na Europa”.

“A Honda Portugal informa que no decorrer das atividades contínuas de monitorização de qualidade foi identificada a existência de um possível defeito de fabrico dos insufladores dos airbags, da frente, do passageiro e/ou do airbag do passageiro, que equipam algumas unidades dos modelos Honda”, refere o mesmo documento.
Em breve, e como medida de prevenção, a Honda Portugal irá notificar os proprietários dos modelos afetados para se dirigirem aos concessionários da marca e efetuarem a substituição dos respetivos insufladores. Todas as intervenções técnicas realizadas ao abrigo desta ação de recolha de produto serão efetuadas gratuitamente.

Ontem, a Toyota anunciou que em Portugal tem 16.030 veículos afetados por este problema e a Nissan 2.458 viaturas.

A nível mundial a Toyota vai reparar cerca de cinco milhões de carros de 35 modelos diferentes fabricados entre março de 2003 e novembro de 2007. Já a Nissan lança esta notificação a 1.56 milhões de automóveis.

Por: Sara Piteira Mota | Fonte: Diário Económico | Fonte (imagem): PBS

Ajude o seu veículo a proteger-se do carjacking com a ajuda da localização por GPS.

Share.
Saiba mais sobre:   Mercado e legislação

Comments are closed.