Audi quer posicionar-se à frente da concorrência com SUV elétrico

0

A Audi divulgou ontem os primeiros teasers do e-tron quattro concept, modelo que vai ser exibido ao público no próximo Salão de Frankfurt, em setembro. As imagens partilhadas são uma espécie de previsão do futuro Q6, utilitário desportivo cuja principal característica será a motorização exclusivamente elétrica. Embora a divulgação das primeiras imagens do conceito do futuro SUV elétrico tenha acontecido apenas ontem, este já é apelidado em alguns meios como um “Tesla killer” (relembremos que a marca norte-americana anunciou o lançamento do seu próprio SUV elétrico, o Model X, já no próximo mês)…

Quando chegar ao mercado, algures em 2018, o Q6 tornar-se-á, provavelmente, o primeiro SUV elétrico do mercado europeu. Bem antes disso – mais precisamente, no quarto trimestre de 2015, a Tesla Motors lançará o Model X, cujo volume de vendas, como já se sabe, será concentrado quase totalmente nos Estados Unidos.

Assim, não há como negar: a ideia da marca das quatro argolas é dar um passo à frente das suas grandes rivais, BMW e Mercedes-Benz, à conquista de um possível novo nicho de mercado. Mas antes disso há que convencer o público de que esta é uma aposta certeira.

Por isso mesmo o e-tron quattro concept incluirá características de topo. Apesar da aparência rústica, com para-lamas e saias laterais em plástico rígido, há destaques como os faróis com tecnologia Matrix em OLED, o mesmo material empregue nos ecrãs presentes no habitáculo (sistemas multimédia, sistema de entretenimento para os passageiros do banco traseiro, etc.). Os botões deverão, aliás, ser abolidos em detrimento do uso exclusivo de touchscreen.

Utilizando a já conhecida plataforma MLB, o conceptual conta com coeficiente de arrasto de 0,25, o que, segundo a Audi, representa a melhor marca para este segmento. Além disso, em termos de tamanho, as dimensões do e-tron quattro concept serão um meio-termo entre o Q5 e o Q7 – não é por acaso que, quando o protótipo ganhar uma versão de produção, será adotado o termo Q6.

Sobre a motorização em si, haverá três motores elétricos, dois situados no eixo traseiro e um no eixo dianteiro. Trata-se de um sistema derivado do utilizado no R8 e-tron, naturalmente garantindo a tração integral quattro. A alimentá-los estará uma bateria de íon-lítio, instalada entre os dois eixos, logo abaixo da área de passageiros. A Audi promete que permitirá uma autonomia superior a 500 km sem necessidade de recarga.

Por: Rodrigo Furlan (adaptado) | Fonte: Quatro Rodas

A melhor proteção para o seu SUV está aqui.

Share.
Saiba mais sobre:   Novidades

Comments are closed.