Compra de automóvel: gasóleo ou gasolina, qual será a melhor escolha?

0

A compra de automóvel – seja ele novo ou usado – é sempre precedida de muita reflexão, mas também de algumas questões. Entre elas, uma das mais comuns é a típica “A gasóleo… ou a gasolina?” Este artigo explora as diferentes vantagens de cada tipo de alimentação e estabelece a ligação entre eles e a sua adequabilidade ao uso que é feito dessas viaturas.

Comprar carro a gasolina ou a gasóleo? Tudo depende do valor do veículo, do número de quilómetros que faz e também do preço do combustível praticado no mercado. Isso significa que a decisão final depende de muitos fatores.

O que é certo é que as marcas têm vindo a melhorar as suas motorizações nos últimos anos. Os preços dos automóveis também ficaram mais acessíveis com a crise e com a quebra de vendas e perante o preço da gasolina muitos consumidores começaram a olhar para os veículos a gasóleo como uma opção.

Mas, se por um lado os automóveis a gasolina custam menos, por outro os carros a gasóleo gastam menos e, apesar de a diferença ser menor, a verdade é que o diesel continua a ser mais barato.

Feitas as contas, desde o início do ano o preço do diesel em Portugal já subiu cerca de 16,5 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu perto de 27 cêntimos por litro. Ou seja, a fatura para encher um depósito com 60 litros de gasolina já aumentou 16 euros face à última semana do ano passado. Já no caso do gasóleo a diferença é de mais 10 euros por depósito.

No entanto, muitos especialistas dizem que, pela diferença de preço entre um carro a gasolina e um carro a gasóleo, se um condutor faz menos de 30 mil quilómetros por ano, escolher um carro a gasolina compensa mais.

Outro critério a ter em conta diz respeito ao valor que pode pedir pelo veículo se pretender vendê-lo mais tarde. No mercado automóvel, os carros a diesel continuam a ter mais valor e uma maior procura. Se pensar apenas na manutenção, a decisão poderá ser outra. As peças de manutenção de um automóvel a gasolina são normalmente mais baratas, o que é vantajoso se adquirir um carro já com alguns anos.

Por: Sónia Peres Pinto | Fonte: ionline (excertos) | Fonte (imagem): Freeimages.com/Naeem Mayet

Seja a gasóleo ou a gasolina, o seu carro merece a melhor proteção.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Comments are closed.