Jaguar Land Rover não quer tecnologias de condução autónoma

0

Numa altura em que muitos dos fabricantes automóveis investem na investigação sobre condução autónoma para garantir um lugar na liderança dessas tecnologias, há também marcas que preferem distanciar-se do assunto. É o caso da Jaguar Land Rover, que fez saber esta semana, pela voz de um dos seus responsáveis, que o assunto está distante daquilo que são as prioridades da empresa.

A maioria dos fabricantes trabalha neste momento para dar mais inteligência aos seus carros, ao ponto de os transformar em máquinas autónomas onde o condutor passará a ocupar o papel de mero espectador. Mas há quem estabeleça limites para o que a tecnologia é capaz de alcançar, como a Jaguar Land Rover.
Num evento, o responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Wolfgang Epple, garantiu que a divisão que dirige não gasta tempo com a tentativa de criar carros autónomos e explica porquê: “Não tratamos os nossos clientes como carga. Não queremos construir um robot que transporte carga do ponto A para o ponto B”.
“As pessoas querem usar o lado emocional do cérebro e a condução autónoma não gera essa experiência”, acrescenta o mesmo responsável. As prioridades da marca, em termos de inovações tecnológicas, estão mais orientadas para projetos que permitam facilitar a condução, sem perder o controlo do veículo.

Quem tem uma posição contrastante com a de Wolfgang Epple é Elon Musk, o CEO da Tesla Motors, fabricante de carros elétricos. Para o executivo, “num futuro distante, as pessoas podem vir a ser penalizadas por conduzir carros porque é muito perigoso”. No entanto, para o responsável da Jaguar, essa não é uma possibilidade viável visto que “os legisladores são seres humanos” e por isso vão garantir que nenhuma lei anti-humanos seja aprovada.
Várias empresas, do setor automóvel e de tecnologia também discordam do responsável da Jaguar. A Google, a Mercedes, a Audi e a Uber estão entre as marcas com projetos conhecidos.

Fonte: Sapo Tek

Proteja-se melhor contra o carjacking. Saiba como.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Comments are closed.