M-Sport Ford aproveita Rally de Portugal para estrear dois carros novos (com vídeo)

0

O novo Fiesta RS WRC e o Fiesta R2 na versão turbo são os dois modelos da Ford que se estrearão nas corridas emocionantes durante o Rally de Portugal. Desenvolvidos pela M-Sport, os dois modelos preparam-se para pisar o solo luso, esperando roubar o protagonismo à concorrência. A edição deste ano do Rally de Portugal decorrerá entre 21 e 24 de maio. Fique a conhecer as características e novidades destes modelos.

O Rali de Portugal será uma ocasião muito especial para M-Sport Ford, já que a a equipa de Malcolm Wilson vai pela primeira vez estrear no WRC dois novos tipos de carros ao mesmo tempo. A nova versão do Ford Fiesta RS WRC e a versão turbo do Ford Fiesta R2 de tração dianteira e motor de três cilindros. O Diretor Técnico da M-Sport, Christian Loriaux, para quem este exercício é somente “um dia de feriado” tendo em conta o trabalho que hoje em dia mais se dedica na M-Sport, o desenvolvimento dos Bentley GT3, fez-nos uma atualização sobre os dois novos Ford Fiesta de ralis…

“A principal característica do novo Ford Fiesta WRC é o motor. O bloco é totalmente novo, de desenho global, e o motor tem agora um carter seco em vez de um sistema de lubrificação de carter ‘molhado’. Nem tudo é novo, pois temos, por exemplo, cabeças de cilindro do motor antigo, que foram revistas. Este é o primeiro motor completamente produzido na M-Sport. Deixámos de trabalhar com a empresa de motores francesa, Pipo, que agora trabalha com a Hyundai. No passado, os Fiesta de rali utilizavam motores baseados nos blocos de produção que eram mais volumosos, e este menor tamanho de bloco significa que temos mais espaço para o conjunto de arrefecimento, mas todo o desenho da instalação do motor é como antes, ditado pela regulamentação. O coletor de admissão e intercooler são novos, e o motor pode fornecer um pouco mais de torque a baixas rotações e um pouco mais de potência total. Alterações feitas na transmissão incluem um design que permite um pequeno atraso no bloqueio do diferencial, como a Hyundai e a VW já usam. A equipa utiliza agora um sistema de patilhas no volante, que permite a utilização de um sistema hidráulico para desligar as rodas traseiras quando o travão de mão é acionado, o que funciona melhor do que com um sistema puramente mecânico. A principal mudança na aerodinâmica do Ford Fiesta WRC surgiu o ano passado, quando a nova dianteira do carro foi introduzida. Este ano não foi alterada.”

“Para além do novo motor, todas as outras mudanças no carro novo representam apenas pequenos passos, como por exemplo a diminuição de peso de vários componentes, o que permitiu baixar o centro de gravidade do carro, que recebeu uma nova homologação FIA e todas as versões ‘Mark 2’ são chassis recém-construídos, ao invés de convertidos a partir de carros existentes. Para uma empresa independente, tal como a M-Sport, foi uma grande conquista, ser capaz de fornecer carros novos não só à equipa oficial mas também aos privados. Uma grande e inovadora experiência para todos os envolvidos!”

Vídeo de testes de Elfyn Evans para o Rally Portugal 2015.

“Como se isso já não bastasse, ainda temos o novo Ford Fiesta R2 Turbo, irritantemente e confusamente ainda oficialmente chamado Fiesta R2. Tecnicamente, a introdução do turbo e do motor de três cilindros foi a grande mudança e de imediato se provou que tem bem maior torque” disse Louriaux. Satisfeita com o seu próprio trabalho de desenvolvimento, a M-Sport está agora à espera, ansiosamente, pele recetividade dos seus vários clientes, para já os envolvidos no Drive DMack Fiesta Trophy no WRC. A M-Sport revelou que existiram alguns desafios no desenvolvimento do carro, especialmente construí-lo dentro do limite de custos imposto pela FIA. A pouco e pouco os desafios colocados pela federação internacional às equipas em termos de orçamentos está a dar frutos, pois mesmo com esse balizamento os carros são cada vez mais competitivos.

Por: Martin Holmes/JLA | Fonte: AutoSport

Proteja o seu carro novo com o sistema de localização que lhe dá maior segurança.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Comments are closed.