Rali de Portugal será “batalha tática em redor dos pneus”

0

Uma das maiores incógnitas para as equipas em competição no Rali de Portugal 2015 é a propósito do tipo de pneu ideal. Temos, por um lado, a Michelin que escolheu um composto mais duro, o LTX, como primeira escolha, mas por outro os pneus macios costumam ser considerados os mais rápidos…

O Rali de Portugal deverá ser ‘’palco’ de uma batalha tática em redor dos pneus. Para a prova portuguesa do campeonato do mundo foram escolhidas borrachas que misturam compostos duros e macios, para estradas arenosas e outras mais pedregosas.

A Michelin, que fornece pneus às equipas de topo nomeou o seu composto mais duro LTX Force como primeira escolha, com a versão macia como opção. As especiais mais arenosas favorecem os compostos mais moles.

Mas com as temperaturas previstas a atingirem os 25 graus e duas rondas por classificativas no sábado a rondarem os 80 quilómetros cada uma, os pilotos têm de optar por comprometer a velocidade em favor da durabilidade ao optarem pelos compostos mais duros.

Cada piloto tem 16 pneus macios e 24 duros. Eles podem usar 24 pneus durante a prova – quatro em cada oportunidade de mudança mais quatro suplentes. O que significa que são suficientes pneus macios para selecionar em cada mudança de pneus.

“De momento parece que os pneus macios talvez funcionem melhor, mas a Michelin nomeou os pneus mais duros e talvez tenha de jogar também na estratégia”, admite Thierry Neuville.

Sebastien Ogier diz esperar uma grande alteração das classificativas entre a parte da manhã e a tarde, por isso admite que também use alguma tática durante a prova.

“Sabemos que os pneus macios são mais rápidos até certo ponto, até uma certa distância, tipo de terreno e temperatura. Não temos experiência nisso nesta região. Viemos aqui para um teste há duas semanas, mas estava a chover, por isso a escolha não vai ser fácil. Temos de confiar na nossa experiência”, afirma o francês da Volkswagen.

Por: Nuno Barreto Costa | Fonte: PT Jornal

Proteja o seu carro novo com o sistema de localização que lhe dá maior segurança.

Share.
Saiba mais sobre:   Atualidade

Comments are closed.