Tesla Motors esteve quase a ser vendida à Google em 2013

0

Capa do livro Elon Musk: Tesla, SpaceX and the Quest for a Fantastic Future.Quem o diz é o jornalista de tecnologia Ashlee Vance que esteve ontem à conversa com a Bloomberg (vídeo no fim). Esta e outras curiosidades são reveladas em Elon Musk: Tesla, SpaceX and the Quest for a Fantastic Future. O livro será lançado a 19 de maio e, como se percebe pelo título, é uma biografia sobre o dono da Tesla Motors e de outros projetos arrojados, o empresário de origem sul-africana Elon Musk.

Em abril de 2013 a Tesla era uma jovem empresa que construía o seu caminho para o sucesso. Depois de obter críticas positivas acerca do modelo de automóvel que lançara seis meses antes, o Model S, a fabricante deparou-se com um problema: uma enorme quantidade de pré-vendas e várias pequenas falhas de construção. O número de pré-encomendas e falhas era de tal forma grande que a Tesla concentrou esforços em finaliza-las e corrigi-las, o que a impossibilitou de se concentrar em áreas do negócio como as vendas e o desenvolvimento. A Tesla estava a ficar sem dinheiro e Elon Musk decidiu marcar uma reunião com Larry Page (diretor executivo e presidente da Google).

Elon Musk estava decidido a vender a Tesla Motors por 6 milhões de dólares e a trabalhar como subordinado de Page se necessário fosse, mas impunha algumas condições para fechar negócio. Entre as garantias que pedia incluíam-se uma doação de 5 milhões de dólares à Tesla para garantir a entrega dos Model S e liberdade para criar aquilo que Musk designa como “o carro de terceira geração”.

O desfecho, porém, foi outro. Embora lutando com algumas dificuldades, a Tesla Motors teve possibilidade de manter a sua independência. Hoje, graças ao sucesso no desenvolvimento de soluções e outros produtos, é uma empresa que vale 26 milhões de dólares. Ashlee Vance opina que a Tesla dos dias de hoje não enfrenta quaisquer dificuldades nem necessita de ser vendida, desacreditando os recentes rumores de venda à Apple.

Fonte (imagem): Steve Jurvetson | Fonte (vídeo): Bloomberg Business

Share.
Saiba mais sobre:   Verdes

Comments are closed.